segunda-feira, 7 de junho de 2010

Sul da Península Ibérica terá clima de deserto em 2100

«Relatório de Avaliação Regional para as Alterações Climáticas» revela que temperaturas podem subir até 6 graus centígrados.

Variações de temperatura na Península Ibérica entre 2007 e 2100
Variações de temperatura na Península Ibérica entre 2007 e 2100.

Na região mais quente da Península Ibérica, Almeria, na Andaluzia, os verões são sempre muito quentes, com temperaturas médias acima dos 30 graus, e os invernos secos e com temperaturas moderadas. Este tipo de clima de deserto vai dominar no sul da Península Ibérica no final deste século.

Entre 2071 e 2100, a Península vai sofrer um aumento de temperatura na ordem dos seis graus centígrados no Verão e dois a três no Inverno. Estas informações estão apresentadas no Relatório de Avaliação Regional para as Alterações Climáticas «Clima en España: pasado, presente y futuro», elaborado pela Red Temática CLIVAR-España.

As previsões foram estabelecidas de acordo com o cenário A2 das emissões globais de CO2 definido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) da ONU. Neste cenário as emissões deverão atingir um volume de 28,9 gigatoneladas por ano até 2100. Este valor é quase três vezes o nível actual.



Adaptado:http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=41639&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário