domingo, 6 de junho de 2010

Quanta água corre nos oceanos?

Novas técnicas comprovam que volume dos mares da Terra é menor do que se pensava


1 332 milhões de quilómetros cúbicos é a quantidade total de água que contêm os oceanos na terra.
Cientistas tentam medir a quantidade de água na Terra
Os dados são resultado de um estudo realizado pela Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachussetts, uma instituição privada que desde 1930 se dedica a investigar as relações entre as massas de água e o resto do nosso planeta.

Matthew Charette, membro da equipa encarregada de auditar os mares da Terra garante que “quem quiser saber quanta água existe no mundo e procurar no Google encontra cinco números diferentes, a maioria valores de há 30 ou 40 anos”.

Através de medições com satélites, os cientistas conseguiram reunir os dados mais precisos até agora sobre o volume de água nos oceanos. Os resultados da investigação foram publicados na Oceanography.

Os resultados são surpreendentes. O volume total dos oceanos (1 332 milhões de quilómetros cúbicos) é menor do que se pensava. A diferença, mesmo que seja apenas 0,3 por cento menor do que se calculou há três décadas, representa o volume equivalente a cinco vezes o Golfo do México.

Em relação à profundidade, Charrette descobriu que a média será de 3 682,2 metros, entre 21 a 51 metros menos do que estimativas anteriores.

Adaptado: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=42712&op=all#cont

Sem comentários:

Enviar um comentário