segunda-feira, 7 de junho de 2010

Erupção pode criar ilha

Estudo alemão revelado pela imprensa de Cabo Verde


Uma erupção vulcânica submarina próxima da ilha do Fogo, a Sul do arquipélago de Cabo Verde, poderá criar uma nova ilha e provocar um tsunami, revela um estudo do Instituto Leibnitz (Alemanha), citado pela Visão News de Cabo Verde. O estudo, que será publicado na terça-feira pelo Geophysical Journal International, indica que têm sido detectados sismos na região da montanha submarina Cadamosto, a sudoeste do Fogo, e refere que os movimentos mais recentes ocorreram em 1998 e 2004.

Os cientistas afirmam que a distribuição das crateras indica a possibilidade de dois sistemas de canalização de lavas: um em direcção ao canal entre Fogo e Brava, e outro para a montanha submarina Cadamosto.

As estações sísmicas colocadas na região após a erupção de 2004 permitiram localizar sedimentos e lavas no local e foi a partir dessas observações que os cientistas colocaram a possibilidade de se gerar maior intensidade sísmica em torno da montanha Cadamosto, o que poderá levar ao “nascimento” de uma nova ilha.

Adaptado:http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39703&op=all#cont

1 comentário: