sexta-feira, 19 de março de 2010

Nível do mar pode crescer

O gelo do planeta pode fundir-se muito mais rápido do que era considerado até agora e o nível do mar também pode variar enormemente em muito pouco tempo: 2 metros por séculos, conclui um novo estudo publicado na Science.

Segundo a investigação, há 81 mil anos, o nível do mar do planeta estava apenas um metro acima do actual. Isto implica que havia inclusive menos gelo que agora, com temperaturas provavelmente mais elevadas que as actuais e que grande parte da massa gelada acumulada há 115 mil anos (o inicio da era glaciar) derreteu entretanto.
Mais concretamente, os vestígios geológicos indicam que o gelo, que ainda era abundante há 85 mil anos, derreteu em grande parte durante o milénio seguinte, elevando 20 metros o nível do mar num só milénio.

Esta descoberta choca com a teoria tradicional das glaciações, segundo a qual, num ciclo de 100 mil anos, o gelo vai acumulando-se gradualmente para fundir-se mais rapidamente no fim. Pelo contrário, este estudo indica que a expansão do gelo pode ser tão veloz como o seu retrocesso e ocorrer em períodos muito curtos. Isto pode fazer variar consideravelmente o nível do mar em muito pouco tempo.

Diminuição da camada de gelo do Árctico (1979-2003)

Com estas imagens podemos ver como o degelo está a aumentar a grandes proporções e que nos trará grandes problemas e em consequência disso inundações que podem devastar várias cidades.


Adaptado:http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+61-70/Passo+a+Passo+70/Aumento+do+n%C3%ADvel+do+mar.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário