sábado, 27 de março de 2010

Acordo Protocolo de I&D une Universidade Técnica

Integrar as competências específicas do mundo académico na sociedade civil é o ponto de vista estratégico da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) pelo qual na próxima terça-feira assina um protocolo com a BRISA - Auto-estradas de Portugal para cooperação no «Projecto de Investigação e Desenvolvimento sobre o controlo de poluição de escorrências pluviais rodoviárias e impacto visual das lagoas de macrófitas».Neste projecto proposto pela UTL àquela empresa, será estudado “o impacto das chuvas fortes nas auto-estradas”, explicou ao «Ciência Hoje» Helena Pereira, vice-reitora desta Universidade.

Este tipo de cooperação com empresas é uma forma de desenvolver investigação articulada com o ensino, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do país.



Projecto vai estudar «o impacto das chuvas fortes nas auto-estradas»“A BRISA construiu na auto-estrada do Norte uma lagoa de macrófitas. Mas essa nunca foi monitorizada. Vamos aproveitar a existência desta infra-estrutura já existente para analisar e intervir”, explica a vice-reitora.O projecto, que será coordenado por Saldanha Matos, professor do Instituto Superior Técnico, vai desta forma procurar alargar e desenvolver conhecimentos e técnicas de controlo de poluição. “Haverá um estudo de fundo para se proporem medidas ambientais mais correctas”.


Isto tudo é feito para evitar o que aconteceu na Crell no passado dia 22 de Janeiro.
As lagoas de macrófitas não são mais do que lagoas de oxidação, às quais se incorporam plantas capazes de desenvolverem abundantes rizomas, que desta forma auxiliam o processo de oxidação da matéria orgânica presente nas águas residuais.


Adpatado:http://www.cienciahoje.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário