terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pegadas fósseis revelam os mais antigos a caminhar em terra firme

Talvez o fóssil mais notável desta história seja um animal chamado Tikaalik roseae, um animal que tinha características intermédias entre peixes e tetrápodes, mas o Tiktaalik viveu há cerca de 375 milhões de anos e, apesar de haver fósseis de transição ligeiramente mais antigos, os tetrápodes da pedreira Zachelmie quebram uma linha temporal simples e clara.




Outra surpresa chave desta investigação é o reconhecimento de que estes tetrápodes viviam em ambiente marinho, talvez uma lagoa de coral. A origem preferida até à data para a emergência dos tetrápodes tinham sido os ambiente pantanosos, como os deltas ou lagos, dominados por água doce.
A equipa por trás desta última pesquisa considera que a nova explicação faz sentido porque permitiria aos ancestrais marinhos dos tetrápodes adquirir gradualmente competências mantendo o acesso a um novo e essencialmente intocado recurso, os alimentos trazidos pelas marés para as praias.



Com estes dados podemos apoiar o evolucionismo (doutrina científica, baseada na ideia da evolução e, mais particularmente, conjunto das teorias explicativas do mecanismo da evolução).

Adaptado: http://yourwebapps.com/WebApps/mail-list-archive.cgi?list=65673;newsletter=1814

Sem comentários:

Enviar um comentário