sábado, 7 de novembro de 2009

Criança australiana é a primeira a ser curada de doença genética rara

A medicina conseguiu encontrar a cura para uma doença genética rara e fatal, a chamada deficiência do cofator de molibdênio - que compromete o sistema neurológico desde o nascimento e afecta um em cada um milhão de recém-nascidos.
O primeiro tratamento em humanos foi realizado em uma criança australiana que se tornou a primeira pessoa a ser curada da doença em toda a história. Até então, a Universidade de Colônia, na Alemanha, só havia feito testes com uma droga experimental em ratos de laboratório.
"Baby Z", como foi identificada a pequena paciente, foi apresentada ao mundo nesta quinta-feira, aos 18 meses de vida, em reportagem publicada pelo jornal australiano Herald Sun. Essa deficiência no metabolismo - causada por mutações genéticas que degeneram o cérebro -, até então, matava os pacientes nos primeiros meses de vida.
O neonatologista Alex Veldman, do Monash Children's Hospital, de Melboune, contactou os responsáveis pelos tratamentos experimentais em ratos - que estavam sendo desenvolvidos há 15 anos - para ter acesso ao medicamento, chamado cPMP (cyclic pyranopterin monophosphate). Então, foi preciso solicitar autorização ao comité de ética para o uso da droga na criança.
Sobre o fato da menina ter sido usada como "cobaia humana", a mãe da criança disse não se arrepender: "Havia coragem e havia morte. Nós optamos pela coragem. Se ela não fosse tratada, teria uma morte muito dolorosa. Agora, ela é apenas um milagre absoluto. Ela desafiou todo mundo".
"Baby Z" precisará tomar injecções do medicamento diariamente, a vida inteira. Os médicos responsáveis por seu tratamento aguardam, agora, uma viagem aos Estados Unidos para desenvolver a droga para uso mundial.


Adaptado: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/crianca-australiana-primeira-ser-curada-doenca-genetica-rara-510404.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário